2016/12/14

Peça do mês de dezembro

Missal
O Missal é o livro utilizado na celebração da eucaristia de rito romano, contendo leituras e orações eucarísticas. Trata-se de um Missal Romano Latino-Português para domingos e festas. Apresenta capa dura, revestida a percalina encarnada com inscrições a ouro. É constituído por quatrocentas e oitenta e uma páginas, em papel normal, impresso a preto e vermelho. Tem oito separadores do mesmo material da capa e três fitas de seda em verde, amarelo e roxo. A capa e a contracapa apresentam uma cruz grega preenchida com símbolos eucarísticos: ao centro, cruz latina cuja haste vertical tem a forma de "P", inscrita em círculo e elementos vegetalistas, nomeadamente raízes e caules de onde pendem espigas de trigo e cachos de uvas, motivos que preenchem a parte superior da haste vertical e cada um dos lados da haste horizontal da cruz.
Está inventariado com o número ME/400348/93 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho.
O Missal Romano foi redigido por especialistas em doutrina teológica e pastoral e, atualmente contem, de forma resumida e ordenada, os princípios doutrinais e normas da eucaristia para a celebração da Missa. Aqui estão contidos os princípios e normas que devem ser transmitidos aos fiéis para a realização deste ritual.
Houve três edições deste documento, uma em 1969, outra em 1970 e a terceira, entre 2000 e 2003. A partir de 1979, todas as versões em língua portuguesa foram preparadas pelo Secretariado Nacional de Liturgia.



MJS

Sem comentários: