2015/10/14

Peça do mês de outubro

Estandarte
Estandarte pertencente à Mocidade Portuguesa Feminina. Trata-se do emblema da Mocidade Feminina, com as armas de Portugal da época de D. João I, figura mentora da organização. Apresenta na zona exterior 12 castelos e quatro pontas da cruz verde floretada da Ordem de Avis. Ao centro, estão os cinco escudos e as chagas. Tem formato triangular, fundo branco e no canto superior esquerdo possui o n.º 1.
Está inventariada com o número ME/MP/600 e pertence ao espólio museológico da Mocidade Portuguesa, à guarda da Secretaria-Geral do Ministério da Educação e Ciência.
A Organização Nacional Mocidade Portuguesa, mais comumente conhecida como Mocidade Portuguesa foi criada em maio de 1936. O seu objetivo era o desenvolvimento da capacidade física dos jovens, a formação do seu caráter e a devoção à pátria, que se traduzia no gosto pela ordem, pela disciplina e pelos deveres morais, cívicos e militares, princípios consagrados no Regimento da Junta Nacional de Educação. Pretendendo a “Renascença da Pátria”, a MP tomou como símbolos a bandeira nacional e a bandeira de D. João I, bem como as figuras de D. Nuno Alvares Pereira e o Infante D. Henrique.
A “Secção Feminina da Organização Nacional Mocidade Portuguesa”, mais conhecida por Mocidade Portuguesa Feminina (MPF), promovida pela Obra das Mães pela Educação Nacional (OMEN) foi criada em 1937 e estava focada no desenvolvimento do gosto pelo trabalho coletivo e da organização da vida doméstica para um cabal desempenho da missão da mulher na família.
O Comissariado Nacional foi o órgão criado com o objetivo de dirigir a Mocidade Portuguesa, nomeado diretamente pelo Ministro da Educação Nacional, conforme o Decreto-Lei 26.661. Deste Comissariado faziam parte um Comissário Nacional, quatro Comissários Nacionais Adjuntos, também nomeados pelo Ministro, e um Secretário Inspetor que executava a as diretrizes do Comissariado, coordenava os serviços e era responsável pela publicação de um Boletim Oficial.
O Comissariado criou Direções de Serviço adequadas às atividades da MP, nomeando Delegados Provinciais (Divisões) e Subdelegados Regionais (Alas). Existia igualmente um hino e um plano de uniformes da Mocidade Portuguesa, aprovado a 4 de dezembro de 1936 através do Decreto 27 301, substituído a 7 de Janeiro de 1938 pelo Decreto n.º 28410.
Todos os jovens e crianças dos 7 aos 14 anos, escolarizados ou não, deviam obrigatoriamente estar filiados. A estrutura da Mocidade Portuguesa dividia-se em quatro escalões etários:
- Lusitos (7 aos 10 anos);
- Infantes (10 – 14 anos);
- Vanguardistas (14 aos 17 anos);
- Cadetes (17 aos 25 anos).
As MP e MPF foram extintas a 25 de abril de 1974 pela Junta de Salvação Nacional pelo Decreto-Lei nº 171/74.




MJS

Sem comentários: