2014/12/17

Peça do mês de dezembro

Jogo didático
Jogo didático denominado "Jogo da Pesca". Trata-se de uma caixa que contém peixes de papel numerados, com um anzol, canas de pesca de madeira e uma estrutura em cartão. O objetivo é apanhar os peixes com a cana de pesca, desenvolvendo capacidades de motricidade. Está inventariado com o número ME/IAACF/190 e pertence ao espólio museológico do Instituto António Aurélio da Costa Ferreira.
A palavra jogo é de origem latina e significa brinquedo/ passatempo sujeito a regras específicas. Os jogos didáticos/ educativos, para além da óbvia função lúdica, estimulam a aprendizagem. Interagindo com os participantes, o jogo pretende a resolução de problemas, desenvolvendo o raciocínio, a lógica e as capacidades cognitivas. Mobilizando esquemas mentais, favorecem não só o desenvolvimento cognitivo, mas também o social ou mesmo as capacidades motoras.
Este brinquedo foi fabricado pela conhecida empresa portuguesa com sede no Porto, a Majora – Mário J. Oliveira e Irmão. Fundada em 1939, concebeu cerca de 300 brinquedos e jogos infantis e juvenis e produziu mais de 1 milhão de brinquedos por ano. Foi encerrada em 2013.




MJS

Sem comentários: