2014/02/12

Peça do mês de fevereiro

Carruagem ferroviária
Maqueta de uma carruagem de caminho-de-ferro executada em chapa metálica. Tem uma forma paralelepipédica com a cobertura em arco, apresentando eixos de simetria longitudinal e transversalmente. Lateralmente destaca-se um conjunto de janelas interrompido por uma porta próxima de cada extremidade. Estas têm, inferiormente, um pequeno patim sobreposto a outro que se desenvolve ao longo da carruagem. A cobertura é atravessada por dois respiradores próximos das extremidades. Está inventariada com o número ME/400270/672 e pertence à escola Secundária Jácome Ratton. Elaborado no âmbito das aulas práticas de Serralharia, este modelo apresenta grande mestria na sua execução.
As carruagens são veículos que se destinam ao transporte de passageiros. Sofreram várias alterações ao longo dos tempos, desde o primeiro comboio onde eram abertas, até à atualidade. As transformações nos equipamentos ferroviários, sobretudo durante a segunda metade do século XIX, visaram adequar as superfícies utilizadas às novas necessidades de conforto dos passageiros.
A partir de 1830, com a expansão do caminho-de-ferro, tentou-se encontrar soluções de equipamento que visavam a melhoria das condições de transporte de passageiros. Como tal, cerca de 1858 surgem os bancos reclináveis e basculantes. Com George Pullman e Leonard Seibert, iniciaram-se as primeiras experiências para desenvolver uma carruagem dormitório. Desde então, e até aos nossos dias, a evolução foi contínua, implementando melhores formas de viajar de combóio.


MJS

Sem comentários: