2011/07/15

Peça do Mês


Corpo humano

Modelo de corpo humano, inventariado com o número ME/403556/99, pertencente à Escola Básica e Secundária de Carcavelos.
Trata-se de um modelo didáctico que servia para estudo e observação do corpo humano nas aulas de Ciências Naturais. Permite estudar os músculos e o sistema nervoso, mas também os principais órgãos internos, através da abertura na zona torácica.
O uso de modelos anatómicos tem uma longa tradição em contexto das práticas pedagógicas, quer no ensino básico, quer no ensino universitário. Os séculos XVIII e XIX foram os mais significativos ao nível da produção de modelo didácticos, não só pelo rigor científico que apresentam, mas também, pela sua função eminentemente didáctica e pelo valor artístico.
A compreensão da estrutura e das funções internas do corpo humano foram, desde sempre, uma necessidade sentida pela maior parte dos investigadores e estudantes desta área. Antes da descoberta do raio X (1895), a única forma de conhecer o corpo era através de operações ou da dissecação de cadáveres. Esta prática, no entanto, colocava alguns problemas morais, para além de que os cadáveres eram difíceis de obter, e mais ainda, de conservar. Assim, o uso de modelos aproximados da realidade tornou-se um imperativo.
A colecção de modelos anatómicos do Museu Virtual da Educação reflecte a sua importância para história do ensino das Ciências Naturais. A vantagem destes modelos sobre as imagens parietais deve-se ao seu carácter tridimensional e à representação mais aproximada da realidade. Muitos exemplares permitem a remoção dos órgãos internos, para um conhecimento mais profundo da anatomia e da localização dos mesmos.
Os materiais e as técnicas utilizadas no seu fabrico são variadas, podendo referir-se a cera com pigmentos, o gesso e mais recentemente o plástico.

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