2010/04/20

Laboratório de Química do Lyceu Passos Manuel

Como exemplo das preocupações de actualização dos processos de ensino ao melhor que se fazia na época, ou seja, de acordo com os modelos europeus mais avançados, o ensino experimental tinha um papel fundamental. Este está bem expresso nos espaços e equipamentos laboratoriais, assim como na publicação de monografias específicas, como é exemplo o manual de química prática "Problemas e manipulações Químicas", de J. A. Correia dos Santos (2.ª edição ampliada, Lisboa 1924), destinado a ser utilizado pelos alunos, com indicações práticas de como fazer preparações de diferentes substancias com o emprego de reagentes e de materiais a adaptar pelos alunos. O manual apresenta um modelo de laboratório portátil para que fosse possível observar a maioria das propriedades mais importantes das substâncias estudadas.
Nas imagens seguintes apresentam-se fotografias do Laboratório de Química do Liceu Passos Manuel e imagens de alguns instrumentos científicos nele existentes.


Fotografias que ilustram o interior do Laboratório de Química do Liceu Passos Manuel.
À esquerda* observam-se três mesas com material didáctico de química e, à direita**, do conjunto de estudantes destaca-se a presença de duas alunas.
*(Liceus de Portugal, Boletim da Acção Educativa do Ensino Liceal. n.º 1) Outubro de 1940.
**(Problemas e manipulações Químicas, J.A. Correia dos Santos, .ª edição ampliada, Lisboa 1924)


Objectos científicos para utilização nas Aulas de Química





Ovo eléctrico
N.º de inventário: ME/402436/105


Aparelho de Grimsehl
N.º de inventário: ME/402436/557




Electroscópio de folhas
N.º de inventário ME/402436/131



Aparelho de indução de Hagenbach
N.º de inventário: ME/402436/128

Estes objectos, alguns dos quais se encontram sobre as mesas de trabalho, foram adquiridos por catálogo à empresa E. Leybold's Nachfolger (Colónia, Alemanha), produtora de material didáctico, instrumentos científicos e instalações de laboratórios escolares e integram a Colecção on line do Inventário do Património Museológico da Educação.


Exemplos de prospectos de propaganda de fabricante de instrumentos científicos da época. *




Sem comentários: