2008/07/15

BAME nas Escolas


Inventário Museológico da antiga Escola Secundária Machado de Castro
A antiga escola Machado de Castro, ao longo de ¾ de século de ensino*, reuniu muitos materiais didácticos e trabalhos executados por professores e alunos. Alguns destes objectos são peças com valor museológico e nesse sentido foi pertinente inventariar os objectos usados nas matérias de Física, Química, Ciências Naturais, Matemática, Geografia, Historia, Línguas e Cartografia, assim como os trabalhos executados pelos alunos e professores nas oficinas de Carpintaria, Pintura, Escultura e Lavores, e deste modo integrá-los no projecto Inventário e Digitalização do Património Museológico da Educação. Após selecção, as peças foram identificadas, fotografadas, medidas e numeradas. A identificação e descrição das funcionalidades dos objectos de forma mais completa, obrigou à consulta de catálogos de materiais didácticos e pesquisa na Internet. Toda a informação reunida será inserida na aplicação de inventariação museológica. Neste trabalho, foi inventariado um total de 340 objectos dos quais resultaram 940 imagens.

* História da instituição:


Na sequência de decisão governamental de dotar o ensino liceal com instalações próprias, o Estado adquiriu, em 1907, a José Ferreira da Cunha, a propriedade que este possuía em Santa Isabel, composta por uma quinta e um palácio, anterior ao séc. XIX. A compra destinava-se a construir um “campus” escolar – um liceu (actual liceu Pedro Nunes), duas escolas primárias e uma escola industrial, que já funcionava ali perto em edifício alugado. Em 1911 é inaugurado o Liceu Pedro Nunes, e em 1915 ter-se-á abandonado o plano de construção inicialmente previsto, situação que se reflecte nas instalações destinadas à referida escola industrial.


Na segunda década do século XX, opta-se pela construção de raiz de um novo edifício numa parcela de terreno cedida pelo liceu e sob projecto de Vítor Bastos Júnior. Este novo edifício foi ligado ao palácio original. Por volta de 1920, da conjugação de um edifício pré existente com a construção de um novo, projectado para uma escola industrial, nasce a Escola Industrial Machado de Castro. Após algumas décadas a ministrar o ensino industrial passou, no ano lectivo de 1974/1975, a Escola Secundária Machado de Castro e a funcionar também com os cursos gerais. Manteve-se em funcionamento até ao ano lectivo de 2004/2005, altura em que foi encerrada.

Sem comentários: