2008/06/26

BAME nas Escolas

Inventário dos materiais audiovisuais do antigo Liceu D. João de Castro

No âmbito do projecto Inventário e Digitalização do Património Museológico da Educação tem sido disponibilizada parte da base de dados ao público, através da plataforma MatrizWeb, que permite a divulgação de informação e imagens.


A criação desse banco de imagens revela-se particularmente pertinente sobretudo para os espólios de material gráfico, nomeadamente, cartografia, imagens parietais e meios audiovisuais. Procura-se, desta forma, promover a reutilização destas imagens, quer pelos docentes no contexto das actividades pedagógicas, quer por investigadores da História da Educação.

A intervenção que actualmente está a ser desenvolvida no antigo Liceu D. João de Castro (Lisboa) revelou um importante espólio de postais utilizados enquanto material audiovisual nas diversas disciplinas curriculares. Tratam-se de imagens da primeira metade do século XX de várias regiões do país referentes a paisagem natural, património arquitectónico e urbanístico, actividades profissionais e vivência quotidiana. Pese embora o seu interesse para a história do património educativo, este espólio assume um enorme valor documental enquanto fonte iconográfica para o estudo do Portugal do século XX.
Postais










Legenda:Fonte do Largo da Igreja, Almeirim; Igreja do Senhor do Bonfim, Capela-mor 1720-1770, Portalegre; Domus Municipalis, Bragança; Actividade agrícola, Ilha Terceira-Açores; Vista parcial da cidade, Aveiro; Paisagem natural, Graciosa-Açores.

Sem comentários: